Atividades Previstas

Atividades previstas pelo Robotic

“Os vários tipos de Linguagem de Programação e Robótica estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.”


2023/24



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2022/23


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2021/22


Atividades:
  • Objetivo 1: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando o simulador app Thinkercad e sua respetiva programação em Arduíno, colocando em prática através de um kit iniciante de eletrónica.

 Atividade 1: Pequenos exercícios de simulação com Sensor de luz ambiente (LDR).

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se mostrar que é possível identificar a quantidade de luz presente em um ambiente utilizando o Kit em Arduíno e o sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).   

Atividade 2: Pequenos exercícios de simulação de um Piano e programação em Arduíno.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se executar através do Kit em Arduíno, num pequeno piano a música do Dó Ré Mi Fá - Galinha Pintadinha.

Atividade 3: Pequenos exercícios de simulação com Radar.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se que através da placa Arduíno Uno, da Protoboard (placa de ensaio), de um Sensor Ultrassónico, de um servo, entre outros, com a ferramenta nova do “Processing”, se consiga visualizar a distância de um determinado objeto, em gráfico, com ou sem som.

  • Objetivo 2: Estimular o gosto pela CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), envolvendo atividades transversais na introdução à algoritmia, programação por blocos e o desenvolvimento computacional.

Atividade 1: Noções básicas de algoritmia e introdução ao Scratch ou ao CODE, utilizando várias categorias de uma forma criativa e interativa.

Produto Final: Criação de um jogo – “Labirinto” em Scratch – O rato apanha o queijo seguindo um determinado trajeto, caso ele toque na linha do labirinto regressa ao início do jogo. Envolvimento dos alunos do 2º ciclo.

Atividade 2: Planear o trajeto e as ações dos Pets Bits e/ou do Coko. 

Produto Final: Planear um ou dois Pet_Bits para que estes, reproduzam sons e reagem às crianças com um aplauso ou sopro e, planear trajetos com o Coko, de forma a este reagir ao trajeto traçado. As crianças também podem gravar sons ou pequenas frases no robot voz, lançando um efeito robótico. Cada robot tem sua própria personalidade e interage com os outros, usando uma chamada especial. Envolvimento dos alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos.

Atividade 3: Manuseamento do robot “Dash & Dot”. 

Produto Final: Movimentar e controlar o Dash através de um Tablet ou de um Smartphone para que este, percorra um determinado trajeto, evitando obstáculos, fazendo vários barulhos entre os quais gravações de sons ou pequenas frases no robot voz e alternando as cores das suas luzes. Envolvimento dos alunos do 2º e 3º ciclos.

  • Objetivo 3: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando kits de robot.

Atividade 1: Montagem do Kit Robot com 6 pernas Tobbie II ou robot de construção, de forma a desenvolver as competências no que diz respeito à eletrónica, à mecânica e à hidráulica. 

Produto Final: Conclusão da montagem dos robô, teste de montagem e pequenas execuções práticas. 

Atividade 2: Programar através das suas aplicações por blocos, o Bubble - o robot que desenha ou o Mind Designer.

Produto Final: Obter desenhos ou figuras geométricas, de uma forma fácil e intuitiva através da respetiva programação.

Atividade 3: Demonstração do Super Mio Robot onde se possa observar o evitar obstáculos e seguir um determinado trajeto.

Produto Final: Criar um ou mais circuitos onde o robot, programado por um dos dois modos de jogo: coding, para conhecer os princípios da programação por blocos; e em real time, para controlar movimentos, sons e efeitos de luz. Além disso, através do suporte da caneta e do íman, podemos fazer com que o robot desenhe ou programe para procurar pequenas moedas e clipes de metal, respetivamente

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Eventos ou Workshops 2021/22:
(por qualquer eventualidade as datas previstas, podem sofrer alterações)
  • "Dia da Programação e Robótica" decorrerá no início da segunda quinzena do mês de outubro.
  • Atividades a definir ao longo dos períodos.
  • "Um dia na ESAB", no final do ano letivo.

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2020/21

Objetivo 1: Estimular o gosto pela CTEM, envolvendo atividades transversais na introdução à algoritmia e programação por blocos.

Atividade 1: Noções básicas de algoritmia e introdução ao Scratch, utilizando várias categorias de uma forma criativa e interativa.

Produto Final: Criação de um jogo – “Apanha bolas” – com a contagem das bolas apanhadas através do carrinho. 

Atividade 2: Manejo do robot “Dash & Dot”.

Produto Final: Movimentar e controlar o Dash através de uma tablet ou de um smartphone de forma a que este, percorra um determinado trajeto, fazendo vários barulhos e alternando as cores das suas luzes. 

Atividade 3: Programar o Dash e o Dot através da programação Blockly.

Produto Final: Programar o Dash de forma que este percorra um trajeto com obstáculos, reproduza pequenas falas previamente gravadas e alterando as suas cores. Programar o Dot de forma a que este conte pequenas histórias previamente gravadas pelos alunos, com a colaboração dos alunos do 1º e 2º ciclos.  

Objetivo 2: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando os simuladores Thinkercad MBlocky e sua respetiva programação (Arduíno e/ou MBlock), colocando em prática através de um kit iniciante de eletrónica.

Atividade 1: Pequenos exercícios de simulação com LED’s.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se que através da placa Arduíno Uno, da Protoboard (placa de simulação), de um led, de uma resistência e 4 jumpers, se consiga ligar um LED bem como de o fazer piscar.

Atividade 2: Pequenos exercícios de simulação para acionar um botão e este ligar um motor cc.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se que através da placa Arduíno Uno, da Protoboard (placa de simulação), um motor cc, um botão, 2 resistores e jumpers, se consiga ligar esse mesmo motor.

Atividade 3: Pequenos exercícios de simulação para que através de um Display LCD se possa visualizar uma informação.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se que através da placa Arduíno Uno, da Protoboard (placa de simulação), um Display LCD, um potenciômetro e jumpers, se consiga visualizar informação como: “Cuidado”, “Atenção”,….

Objetivo 3: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando kits de robot.

Atividade 1: Montagem de um robot pedestre (Humanoide pedestre).

Produto Final: Montagem de um robot pedestre, tendo em conta os servo-operados para simular uma marcha humana.

Atividade 2: Programação do robot para a atividade “Evitar obstáculos” / “Regras de segurança”.

Produto Final: Criar um mapa de um circuito onde o robot, programado pelos alunos evite obstáculos, produzindo um som ultra-sónico / Criar um mapa de um circuito onde o robot, programado pelos alunos entendam as regras de segurança dos peões – utilizando a programação em Arduino.

Atividade 3: Montagem de um robot seguidor de linha (Kit MakeBlock).

Produto Final: Criar um circuito em linha onde o robot, programado pelos alunos (programação em MBlock) siga o trajeto programado. Workshop no final do ano letivo, com partilha entre as duas escolas (se possível).

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Eventos ou Workshops 2020/21:
(por qualquer eventualidade as datas previstas, podem sofrer alterações)

  • Dia 06 de maio de 2021, está previsto uma segunda sessão de Robótica com programação, na EB Izeda com o apoio do CCTIC, para o 5ºA, 6ºA e 9ºA e, se possível para o 1º ciclo (das 9.00H às 12.00H - 12.30H, o calendário por turmas, será afixado na escola) - Profª Ana Afonso
  • Dia 10 de maio de 2021, está previsto uma sessão de Robótica, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC, para o 5ºD  (das 12.05H às 12.55H, na aula deEd. Física e com as TIC na sua retaguarda) - Profª Glória (ficam com a colega de Ed. Física - Profª Olímpia ou Profª Ilda)
  • Dia 12 de maio de 2021, está previsto uma sessão de Robótica, na EB Augusto Moreno  com o apoio do CCTIC, para o 5ºC  (das 10.05H às 11.55H, na aula de Ed. Física e com as TIC na sua retaguarda) - Profª Glória (ficam com a colega de Ed. Física - Profª Olímpia ou Profª Ilda)
  • Dia 18 de maio de 2021, está previsto uma sessão de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC, para uma turma do 6º ano (das 12.05H às 12.55H, na aula de TIC) - Profª Carla Pereira

  • Dia 20 de maio de 2021, está previsto uma sessão de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC, para uma turma do 6º ano (das 10.10H às 11.10H, na aula de TIC) - Profª Carla Pereira; e uma sessão de Robótica, para o 5ºB  (das 12.55H às 13.45H,  na aula de Ed. Física e com as TIC na sua retaguarda) - Profª Glória (ficam com a colega de Ed. Física - Profª Olímpia ou Profª Ilda)
  • Está previsto duas sessões de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC, para duas turmas do 6º ano (das 10.10H às 12.20H, nas aulas de TIC) - Profª Fátima Morais (aguarda-se o seu agendamento)
  • Para o 1º ciclo, da EB Augusto Moreno, fica ainda agendar para o final do mês de junho uma sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB) - Profª Helena Teixeira


Novidades para  breve 👍

Já estamos a calendarizar as novas datas para as atividades ainda não realizadas a decorrer neste 3º período, mais concretamente durante o mês de maio, com o apoio da ESE/IPB.
Mas, decorrerão mais novidades. Fica atento.....

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Em virtude das escolas se encontram encerradas devido à Pandemia da Covid-19, as atividades mencionadas abaixo, serão agendadas em breve para o 3º período.

Eventos ou Workshops:

  • Dia 26 de fevereiro de 2021, está previsto uma segunda sessão de Robótica com programação, na EB Izeda com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), para o 5A, 6A e 9A e, se possível para o 1º ciclo (das 9.00H às 12.00H).
  • Dia 2 de março de 2021, está previsto uma sessão de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), para uma turma do 6º ano(das 12.00H às 13.00H).
  • Dia 3 de março de 2021, está previsto duas sessões de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), para duas turmas do 6º ano (das 10.10H às 12.20H).
  • Dia 4 de março de 2021, está previsto uma sessão de Robótica com programação, na EB Augusto Moreno com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), para uma turma do 6º ano (das 10.10H às 11.10H).
  • Para o 1º ciclo, da EB Augusto Moreno, fica ainda agendar para o 3º período uma sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB).
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Eventos ou Workshops:
  • Dia 10 de dezembro de 2020, está previsto na EB Izeda, uma sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), aos alunos do 5A, 6A e 9A (das 10.00H às12.00H).

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