Atividades Realizadas

Atividades, eventos e/ou workshops


Atividades, eventos e/ou workshops 23/23

Atividades:

  • Realidade Aumentada (RA - Augmented Reality)







  • Registo do Desafio Internacional do Pensamento Computacional - Bebras 2023










  • Montagem do Robot de lagartas







  • Programação em Scrath Jr, para prática do desenvolvimento Pensamento Computacional, o pensamento abstrato, bem como as competências de programação inicial







  • Programação em Micro:Bit - contagem de passos






  • Dia dedicado ao Pensamento Computacional e à lateralidade








  • Programação em Micro:Bit: Dia dedicado ao Pensamento Computacional e à programação com Leds


   



Atividades, eventos e/ou workshops 22/23

Atividades:

  • Objetivo 1: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando o simulador app Thinkercad e sua respetiva programação em Arduíno, colocando em prática através dos kits de iniciante de eletrónica em:
    • Arduino
      • Projeto que acende 4 leds, com um efeito de acordo com um determinado tempo, ao se pressionar um botão.
Foi utilizada a aplicação do Thinkercad para a criação do circuito e a respetiva programação em Arduino. Após verificação e correção de alguns erros, foi exportada a imagem do circuito e o seu respetivo código em Arduino.
Na parte mais prática com o Kit de Arduino, foi realizada a montagem do circuito, seguindo as orientações da simulação e enviado o código para a placa Uno.

 

  

  

 

  

  

   
   
      • Projeto Piano,  programar e montar um Piano com Arduino de forma simples e prática, obtemos um instrumento eletrónico produzindo um som ao se pressionar um determinado botão.
      • Foi utilizada a aplicação do Thinkercad para a criação do circuito e a respetiva programação em Arduino. Após verificação e correção de alguns erros, foi exportada a imagem do circuito e o seu respetivo código em Arduino.
        Na parte mais prática com o Kit de Arduino, foi realizada a montagem do circuito, seguindo as orientações da simulação e enviado o código para a placa Uno.
   

 

   

 

   

 

  


  

    •  Micro:Bit
  
  

 

 


  • Objetivo 2: Estimular o gosto pela CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), envolvendo atividades transversais na introdução à algoritmia, programação por blocos e o desenvolvimento computacional:
    • Code
      • Atividade na EB Izeda - 1º ciclo e Pré-escolar



    • Scratch e/ou Scratch Jr
      • Atividade na EB Izeda - 1º ciclo e Pré-escolar
  

  

  
      • Atividade na EB Augusto Moreno - 1º ciclo

  

 


    • Arduino
      • Atividade na EB Izeda

 

 


 

 

    • Micro:Bit
      • Atividade na EB Izeda - 1º ciclo e Pré-escolar

 

  

 

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      • Atividade na AB Augusto Moreno
  

  • Objetivo 3: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando kits de robots.

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Atividades:

"Dia da Ciência" 24 de novembro
O Clube RoboTic esteve presente na escola sede, proporcionando algumas atividade com o Lego Education, simulações usando programação em Arduíno e em Micro:Bit e, o manuseamento de alguns robots usando programação por blocos, nomeadamente o mblock e o Blocky.
- Alunos com a mão na massa: programação em arduino e Micro:Bit
- Manuseamento e controlo com alguns dos nossos robots.

 

 

 
 

 

 

 

 

 


Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos" - enquadrada no PADDE do nosso agrupamento.
Hoje, 16 de novembro, os nossos meninos do Pré-Escolar, regressaram à sala Tic para mais uma atividade do Clube RoboTic, nomeadamente para prática do Pensamento Computacional assim, aprender brincando com o Pet Bit Panda e o Coko (Pensamento Computacional).
Parabéns aos nossos meninos.





Na semana do 7 a 11 de novembro, os meninos da EB Izeda participaram no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional, tendo com objetivo promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. No nossa caso dedes o 3º ano do 1º ciclo até o 3º ciclo.

 


 
   


Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos" - enquadrada no PADDE do nosso agrupamento.
Hoje, 26 de outubro, foi a vez dos nossos meninos do Pré-Escolar, reiniciaram as visitas à sala Tic para mais uma atividade do Clube RoboTic, nomeadamente na programação Code.org. e aprender brincando com o Pet Bit Panda e o Coko (Pensamento Computacional).
Parabéns aos nossos meninos.

 


 
  

  

 


Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica" - enquadrada no PADDE do nosso agrupamento.
Dia 24 de outubro concluímos a primeira ronda dos nossos meninos do 1º ciclo, a visita à sala Tic para mais uma atividade do Clube RoboTic, nomeadamente na programação Code.org. e aprender brincando com o Pet Bit Dog e o Super Doc (tanto na EB Izeda como na EB Augusto Moreno) - Pensamento Computacional.
Agora foi um turno...para a próxima semana contamos com o segundo turno.

 


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Atividades, eventos e/ou workshops 21/22

Atividades:
  • Objetivo 1: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando o simulador app Thinkercad e sua respetiva programação em Arduíno, colocando em prática através de um kit iniciante de eletrónica.

 Atividade 1: Pequenos exercícios de simulação com Sensor de luz ambiente (LDR).

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se mostrar que é possível identificar a quantidade de luz presente em um ambiente utilizando o Kit em Arduíno e o sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).   

Simulação de um Sensor de Luz deAmbiente com programação em Arduíno (janeiro de 2022)

Atividade 2: Pequenos exercícios de simulação de um Piano e programação em Arduíno.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se executar através do Kit em Arduíno, num pequeno piano a música do Dó Ré Mi Fá - Galinha Pintadinha.




Atividade 3:
 Pequenos exercícios de simulação.

Produto Final: Após praticar no simulador, pretende-se que através da placa Arduíno Uno, da Protoboard (placa de ensaio), entre outras componentes, execute a sua simulação utilizando a programação em Arduíno.

  

  


  • Objetivo 2: Estimular o gosto pela CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), envolvendo atividades transversais na introdução à algoritmia, programação por blocos e o desenvolvimento computacional.

Atividade 1: Noções básicas de algoritmia e introdução ao Scratch ou ao CODE, utilizando várias categorias de uma forma criativa e interativa.

Produto Final: Criação de jogos e/ou histórias. Envolvimento dos alunos do 1º e 2º ciclos.


 

  

Atividade 2: Planear o trajeto e as ações dos Pets Bits e/ou do Coko. 

Produto Final: Planear um ou dois Pet_Bits para que estes, reproduzam sons e reagem às crianças com um aplauso ou sopro e, planear trajetos com o Coko, de forma a este reagir ao trajeto traçado. As crianças também podem gravar sons ou pequenas frases no robot voz, lançando um efeito robótico. Cada robot tem sua própria personalidade e interage com os outros, usando uma chamada especial. Envolvimento dos alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos.


  



  

Atividade 3: Manuseamento do robot “Dash & Dot”. 

Produto Final: Movimentar e controlar o Dash através de um Tablet ou de um Smartphone para que este, percorra um determinado trajeto, evitando obstáculos, fazendo vários barulhos entre os quais gravações de sons ou pequenas frases no robot voz e alternando as cores das suas luzes. Envolvimento dos alunos do 2º e 3º ciclos.

  
 


  • Objetivo 3: Desenvolver cenários de aprendizagem, utilizando kits de robot.

Atividade 1: Montagem do Kit Robot com 6 pernas Tobbie II ou robot de construção, de forma a desenvolver as competências no que diz respeito à eletrónica, à mecânica e à hidráulica. 

Produto Final: Conclusão da montagem dos robô, teste de montagem e pequenas execuções práticas. 

  

 Obs: seguir o trajeto de uma mão (Tobbie)

 

Atividade 2: Programar através das suas aplicações por blocos, o Bubble - o robot que desenha ou o Mind Designer.

Produto Final: Obter desenhos ou figuras geométricas, de uma forma fácil e intuitiva através da respetiva programação.

  


Atividade 3: Demonstração do Super Mio Robot onde se possa observar o evitar obstáculos e seguir um determinado trajeto.

Produto Final: Criar um ou mais circuitos onde o robot, programado por um dos dois modos de jogo: coding, para conhecer os princípios da programação por blocos; e em real time, para controlar movimentos, sons e efeitos de luz. Além disso, através do suporte da caneta e do íman, podemos fazer com que o robot desenhe ou programe para procurar pequenas moedas e clipes de metal, respetivamente


  

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Outras atividades:

"Dia da Programação e Robótica"
No dia 13 de outubro as nossas turmas do 1º ciclo (3º e 4º anos) da EB Izeda, realizaram uma pequena atividade de robótica com o nosso Robot  Coko tendo em especial atenção a prática do pensamento computacional.
Atividade esta, enquadrada no âmbito do PADDE do agrupamento.

 


Mas o 2º ciclo também cobiçou a experiência do nosso Coko 😂 😂😂






"Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
No dia 25 de janeiro as nossas turmas do 2º ciclo (6º C e 6º D, 1º turnos) da EB Augusto Moreno, realizaram uma pequena atividade com os nossos Pet's e o robot Mio para prática do pensamento Computacional. 
Com o Kit de eletrónica realizamos uma simulação de um piano em programação Arduíno.
Atividade esta, enquadrada no âmbito do PADDE do agrupamento.



Atividade "Pensamento Computacional"
Hoje de dia 2 de fevereiro, o Clube Robotic fizeram uma pequena surpresa aos nossos meninos do Pré-Escolar da EB Izeda.
Realizaram atividades com os nossos Pet's (Cão e Panda) interagindo com eles através de palmas, sopro e gravação de voz.
O nosso robot Coko também esteve presente, e os nossos meninos construíram vários trajetos para ele percorrer, aperfeiçoando a capacidade de resolução de problemas, como o pensamento computacional (compreensão na habilidade crítica, criativa e fundamentos da computação em diferentes áreas do conhecimento).
Atividade esta, enquadrada no âmbito do PADDE do agrupamento.
Foi uma manhã muito divertida e produtiva.....






Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 10 de fevereiro, as nossas turmas do 1º ciclo (1º, 3º e 4º anos), do 2º ciclo (6º A) e do 3º ciclo (7ºA) da nossa EB Izeda, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade com os nossos robots: Pet's Bit, Coko, Super Mio, Powerman Educativo, Tobbie e Dash, para prática do pensamento Computacional.
Foi uma tarde deveras produtiva.



Atividade "Pensamento Computacional para os mais novos"
Os nossos meninos do 3º e 4º anos da EB Izeda, realizaram mais uma atividade promovida pelo nosso Clube RoboTic do AEAB, no dia 2 de março.
Atividade esta, enquadrada no âmbito do PADDE do agrupamento.
O "Pensamento computacional para os mais novos" esteve bem presente no Go do Dash - plataforma que utiliza conceitos simples e intuitivos, para colaboração e acompanhamento de projetos ágeis; O Path do Dash - funciona como um parceiro, animal de estimação ou amigo no mundo criado pela criança, utilizando código fácil de aprendizagem, repleto de sensores e capacidades que permite mover, dançar, acender, fazer sons, evitar obstáculos e até reagir a vozes; finalmente, o Blockly do Dash - permite dar a conhecer os primeiros conceitos de robótica, dos elementos que constituem um robot e de como podemos controlar o seu comportamento usando linguagem de programação por blocos.
Como eles se divertiram....






Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 17 de março, as nossas turmas do 3º ciclo (9º D) da Abade Baçal, teve a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade com os nossos robots: Pet's Bit, Super Mio, Powerman Educativo, TobbieII, Dash, Bubble e o Mind Designer, para prática do pensamento Computacional.
Com um tempinho para o início da programação em Arduíno e Mabro-bit.
Obrigado a todos os envolvidos.










Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 18 de março, as nossas turmas do 3º ciclo (9º B e 7ºB) da Abade Baçal, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade com os nossos robots: Pet's Bit, Super Mio, Powerman Educativo, TobbieII, Dash, Bubble e o Mind Designer, para prática do pensamento Computacional.
Com um tempinho para o início da programação em Arduíno e Mabro-bit.
Obrigado a todos os envolvidos.










Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 30 de março, o pré-escolar e o 1º ano do 1º ciclo da EB Izeda, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade para prática do pensamento Computacional, com o início da programação em Code.
Obrigado a todos os envolvidos.





Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 06 de abril, 3º e 4º anos do 1º ciclo da EB Izeda, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade para prática do pensamento Computacional, com o início da programação em Code.
Obrigado a todos os envolvidos.







Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 27 de abril, 1º ano do 1º ciclo da EB Izeda, tive a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade para prática do pensamento Computacional, com o início da programação em Scratch e uma pequena revisão do Code solicitado por estes encantadores. Terminando a atividade com o nosso Pet e o Dash.
Obrigado a todos os envolvidos.








Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 24 de maio, os membros do clube do 6ª C/D da EB Augusto Moreno, tiveram mais uma sessão prática para programação em Arduíno, simulando através da aplicação do Thinkercad. Através do kit, puderam fazer a demonstração das várias simulações e assim testar as suas atividades.
Este dia foi um culminar destas atividades na EB Augusto Moreno.
No entanto, continuamos online durante as férias.
Contamos convosco para o próximo ano....
Obrigado a todos os envolvidos





Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 25 de maio, 3º e 4º anos do 1º ciclo da EB Izeda, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem mais uma atividade para prática do pensamento Computacional, com o Scratch e o Code à mistura.






Atividade "Pensamento Computacional - Programação e Robótica para os mais novos"
Dia 31 de maio, as nossas turmas do 2º ciclo (6º C/D) da Augusto Moreno, tiveram a visita do Clube RoboTic para realizarem uma atividade com os nossos robots: Pet's Bit, Super Mio, Powerman Educativo, Dash, e o Bubble, para prática do pensamento Computacional.
Com um tempinho para o início da programação em Arduíno.
Obrigado a todos os envolvidos












Atividade "Dia da criança"
A RoboTic não esqueceu o dia 1 de junho, Dia da criança, organizado uma pequena atividade na EB Izeda com o envolvimento de todos os alunos.






Atividade "Um dia na ESAB"
Alguns dos nossos meninos do Pré-Escolar e 1º ciclo (EB Izeda, Rossas, Parada e Artur Mirandela), visitaram a escola sede ao longo de um dia.
A RoboTic esteve com estes encantados meninos... foi um dia em cheio!








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Atividades, eventos e/ou workshops 20/21


Atividades:
  • Objetivo 1 - Atividade 1: Noções básicas de algoritmia e introdução ao Scratch, utilizando várias categorias de uma forma criativa e interativa.
  • Produto Final: Criação de um jogo – “Apanha bolas” – com a contagem das bolas apanhadas através do carrinho. 
Link da partilha do jogo realizado por uma aluna nas aulas on-line:

  • Objetivo 1 - Atividade 2: Manejo do robot “Dash & Dot”.
  • Realizada em horário flexível, sempre que os alunos o desejem - Falta o vídeo

  • Objetivo 1 - Atividade 3: Programar o Dash e o Dot através da programação Blockly.
  • Realizada em horário flexível e o horário fixo, sempre que os alunos o desejem - Falta o vídeo 

  • Objetivo 2 - Atividade 1: Pequenos exercícios de simulação com LED’s.

No decorrer do 3º Período (após a regresso à escola) decorreram as várias simulações com Led's.

 

Simulação de um Led ativo com programação em Arduíno (maio 2021)

Simulação de um Semáforo com programação em Arduíno (maio 2021)

 

  • Objetivo 2 - Atividade 2: Pequenos exercícios de simulação para acionar um botão e este ligar um motor cc. 

maio de 2021
  • Objetivo 2 - Atividade 3: Pequenos exercícios de simulação para que através de um Display LCD se possa visualizar uma informação.

Falta realizar


  • Objetivo 3 - Atividade 1:Montagem de um robot pedestre (Humanoide pedestre)

No dia 11 de janeiro iniciou-se a construção do nosso 1º robot -  Humanoid Pedrestre, na EB Izeda:

 (janeiro 2021)


o passo seguinte será programá-lo para que este siga um determinado caminho com obstáculos...

  • Objetivo 3 - Atividade 2: Programação do robot para a atividade “Evitar obstáculos” / “Regras de segurança”.
Falta realizar (devido à Pandemia e à troca de turno semestral)

  •  Objetivo 3 - Atividade 3: Montagem de um robot seguidor de linha (Kit MakeBlock).
Falta realizar (devido à Pandemia e à troca de turno semestral)


Eventos ou Workshops:
 

  • Nos dias 10, 12, 18 e 20 de maio de 2021, realizou-se na EB Augusto Moreno, uma sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), aos alunos do 5B, 5C, 5D, 6D, 6E:


  

  • No dia 6 de maio de 2021, realizou-se na EB Izeda, uma segunda sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), aos alunos do 5A, 6A, 9A e 1º. ciclo:
 (maio 2021)


A EB Izeda, agradece ao CCTIC toda a colaboração e apoio prestado.

  • No dia 10 de dezembro de 2020, realizou-se na EB Izeda, uma sessão de Robótica, com o apoio do CCTIC (ESE-IPB), aos alunos do 5A, 6A e 9A:


(dezembro 2020)

A EB Izeda, agradece ao CCTIC toda a colaboração e apoio prestado.




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Olá a todos, já se encontram abertas as inscrições para o Clube Robotic, quer on-line quer em formato de papel. Podes aceder às inscrições n...